Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

CIRCUITO POPULAR - ETAPA PIRITUBA | Minha primeira corrida

Sim o dia chegou e foi domingo passado (12/08/2012), a minha primeira corrida, meus primeiros 5k em uma competição. Depois de 3 meses me preparando, havia chego a hora de botar os treinos em prática. Vou tentar passar um pouco de como foi a sensação deste dia aqui neste post.
Meu sábado, dia que antecedia a corrida, foi bem tranquilo na maior parte do tempo, fiquei em casa descansando as pernas do treino de sexta-feira e me preparando para o show do Final Round (banda que canto) que iria acontecer a noite. Eu estava sentido algumas dores na perna esquerda devido ao treino do dia anterior e isto estava me deixando um pouco preocupado, mas nem de longe pensei em desistir. 
Fui para o show e o Final Round foi a ultima banda (o que me fez sair um pouco tarde do local do show). Mesmo sabendo que teria a corrida no dia seguinte, não mudei minha postura comum dos shows, vivenciei o show da mesma forma dos outros, dando sempre o melhor de mim.

Não tinha nenhuma foto do show do dia 11/08 mas vai essa mesmo que é no mesmo pico =)

Depois do show, chegou a hora do descanso final antes da corrida. Cheguei em casa por volta das 23:45, ainda jantei com a minha noiva (que me esperou com a janta pronta e um lindo sorriso no rosto) e fui tentar dormir, o que foi meio complicado devido a ansiedade. Já no dia seguinte as 05:20 da manhã, eu já havia levantado e estava me arrumando e preparando o café da manhã, tentando comer algo mais nutritivo e menos pesado possível, sendo assim, fui no infalível cereal com banana e leite de soja e depois para completar um pão integral com pasta de amendoim.


Com o Café da manhã devidamente tomado, meu destino era Pirituba, mais precisamente o Parque Toronto pra isso fiz o trajeto metro -> trem -> ônibus. No ponto de ônibus encontrei 4 caras que também estavam indo para a corrida e resolvi trocar uma ideia com eles, saber se corriam sempre, se já haviam ido para o local da corrida, etc. O legal foi ver a reação deles quando falei que seria minha primeira corrida, todos ficaram impressionados, me desejaram uma excelente corrida e falaram coisas do tipo "é bem tranquilo, não se preocupa que estão lhe passando, não se preocupa em passar ninguém", as mesmas coisas que meu amigo Franz me disse, quando me inscrevi nesta prova.

Essa era a vista da largada quando cheguei no parque toronto.

Chegando no parque toronto, começou a subir uma certa adrenalina, o local estava lotado, havia gente correndo pra la e pra cá, possivelmente se aquecendo, havia policiamento, som em alto falante, o lugar estava realmente vivo. Tratei de ver qual era o meu numero em um painel com o nome de todos os atletas em ordem alfabética. 40319 esse era o meu numero, nesse momento foi quando eu falei comigo mesmo, "sim, isso está acontecendo, eu estou aqui e daqui a alguns minutos estarei correndo". Com o numero anotado, retirei meu kit (numero do peito, alfinetes para prender o numero a camiseta e o chip). Fui até o guarda volumes e guardei blusa, celular, carteira, etc e ai lembrei que eu tinha direito a uma camiseta da prova, peguei a camiseta, mas quando voltei a guarda volumes simplesmente havia sumido minha sacola. Eu já esperava que algo acontecesse, comigo sempre acontece algo hehehe. Enquanto a moça procurava a sacola eu coloquei o chip entre o cadarço do tênis e coloquei o numero na camiseta, neste momento ela me disse que iria guardar a camiseta que eu estava levando e que iria continuar a busca pela sacola, mas que eu deveria me dirigir para a largada para não me atrasar e foi isso que fiz, me alonguei e parti para a largada. Acredite, lendo isso parece que eu sabia o que estava fazendo, mas na verdade eu estava muito perdido e a muito tempo o pessoal que eu conheci no caminho havia sumido.
O local da largada, estava completamente lotado e impossível de andar a frente, eu tinha a impressão de ter umas 50 pessoas atrás de mim e pelo menos umas 300 a frente. Nesse momento não tinha mais como voltar atrás, a adrenalina estava no máximo, o pessoal em volta estava bem animado, passaram milhões de coisas na cabeça e só consegui voltar a si quando começou o a tocar o hino nacional. Após o hino, foi questão de 2 minutos para disparar a largada, neste momento meu sentimento (bem de principiante mesmo hehehe) era "sai, sai da frente me deixa correr!!!" e só depois que passei da linha da largada que consegui um espaço para me movimentar, ai meu amigo, esqueci todas as dicas que li dizendo que o ideal é começar em um ritmo médio para ter disposição no final, deixei toda a euforia se concentrar nas pernas e sai fritando.


Era uma sensação incrível, olhava toda aquela gente em todas direções correndo, ouvia os gritos de incentivo, me via passando muitas pessoas e com o gaz total, simplesmente indescritível, lembro que muitos momentos da corrida eu estava rindo atoa, transparecendo a minha sensação, sentia que definitivamente, correr é algo sensacional. Mantive o ritmo forte até quase o final, a adrenalina de estar em uma corrida oficial me possibilitou isso. Alguns momentos, devido a essa emoção, eu sentia que estava perdendo um pouco do controle da respiração, mas quando percebia isso, tratava logo de retomar o controle.


Tomei água somente uma vez durante o percurso, mas houveram muitas oportunidade de pegar água nos postos de hidratação, só achei que não era necessário, pra ser sincero, a vez que tomei foi mais pensando em prevenção do que sede mesmo. A unica subida do trajeto não foi problema e a descida, consequência desta me serviu de alavanca. Quase no final da prova, senti que deu uma pequena queda no meu ritmo, mas não me preocupei, porque já tinha conseguido avançar bastante e sentia que tinha forças de sobra para terminar a corrida. Ao se aproximar da chegada a primeira coisa que veio na minha cabeça foi "consegui, já posso comemorar" e ao passar a chegada, ai sim foi minha maior surpresa, o tempo que estava marcando no cronometro, estava na faixa dos 22", algo extremamente impressionante para mim, visto que em treinos, meu melhor tempo de 5k havia sido 24:39", então não acreditei muito no que tinha visto e fui pegar minhas coisas de volta para partir para casa. Ao entregar o chip, ganhei uma linda medalha e uma barra de torrone, o torrone e ofereci para primeira senhora que passou por mim que aceitou com um sorriso, já a medalha fiquei um bom tempo admirando ela.


Peguei meus pertences (sim, acharam a minha sacola =] ) e parti de volta para zona leste, no caminho conversei com mais alguns atletas que me parabenizaram muito pelo tempo que fiz por ser a minha primeira prova (o que me deixou mais incrédulo) e um deles, gentilmente anotou para mim o endereço do site Runnersp para que fosse possível eu ver o meu resultado. Cheguei em casa e ainda estava com a adrenalina correndo, então para descarregar, comi uma maça, uma barra de cereal e sai para andar de bike =]. Mandei 30k pedalando para sossegar de vez o animo. Mais tarde entrei no Runnersp e vasculhei os site dos resultado, para a minha surpresa o resultado da prova estava disponível no site da empresa que faz o chip e nesta hora pude confirmar.


22:14", eu não estava maluco quando vi, eu realmente fiz a prova na casa dos 22", ai tive outra surpresa, em uma corrida de rua, o atleta possui dois tempos, o tempo oficial e o tempo liquido, o tempo oficial é o tempo que o atleta levou para cruzar a linha de chegada contando desde o momento que é disparada a largada, o tempo liquido é o tempo que o atleta levou para cruzar a linha de chegada contando a partir do momento em que ele cruzou efetivamente a linha da largada, ou seja, o tempo liquido é o tempo real em que o atleta completou o percurso da corrida. Sendo assim, fiz 5k em 21:39", realmente uma conquista muito gratificante que me deixou com mais vontade de correr novamente.
Hoje já me inscrevi em outra corrida, a 5ª Corrida e Caminhada Droga Mata Esporte Salva que vai acontecer no dia 30/09/2012 na zona leste de São Paulo e estou para iniciar uma série de treinos para fazer a transição de 5k para 8k. Espero poder fazer mais posts como esses =].

2 comentários:

  1. Grande Diego, fico feliz em ler seu relato, correu muito bem... ótimo tempo!

    Vamos pra cima, primeira de muitas outras!

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu mesmo Rafa! vamos pra cima! FORÇA VEGANA!

    ResponderExcluir