quarta-feira, 14 de novembro de 2012

De onde vem essa tal de MARATONA?!??

Eu venho a cada dia que passar vivendo mais esse mundo de corridas, vou dormir pensando nos últimos treinos, acordo pensando nos próximos, fico procurando provas legais para disputar (de preferencia baratas), fico estudando planilhas, procuro melhorar a alimentação, etc, e nesses últimos dias em um papo sobre corridas no meu trabalho um amigo meu solta o seguinte comentário para outro "Mas você não sabe nem porque do nome maratona!!!", essa pergunta me pegou de surpresa mesmo não sendo para mim, então nesse momento fiquei muito interessado e questionei o porque, neste momento me contaram a história do soldado ateniense Fidípides.
Segundo a Wikipédia:
No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matar seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.
Os gregos ganharam a batalha, mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "vencemos", e caiu morto pelo esforço.
Link 

Em 1896 durante os jogos olímpicos, Fidípides foi homenageado com a criação da prova Maratona com a distância de 42k, distancia essa que foi sofrendo pequenas variações mas sempre muito próximo dos 42k até que foi estabelecida oficialmente em 42.195m em 1948 nos jogos de londres. O resto é mais história!
Com tudo que venho sabendo sobre maratonas, estou ficando cada dia mais ansioso para disputar uma, muitos dizem que é um sensação unica para o corredor, a glória e a realização das corridas. Continuarei com os treinos até chegar la.

3 comentários:

  1. legal o post brother... tenho certeza que vai chegar lá com sua dedicação, quero estar presente com vocês!

    ResponderExcluir
  2. Na pegada de treino que você tá logo mais faz uma maratona! Uma meia eu sei que você já encara de boa

    ResponderExcluir
  3. Depois do treino de sábado (17/11) deu uma confiança a mais para encarar a meia!

    ResponderExcluir